quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Serralves: Acervo disponível online a partir de hoje

Fundação de Serralves tem, a partir de hoje, todo o seu acervo disponível on-line, podendo qualquer utilizador da Internet aceder a todas obras de arte, publicações, imagens e arquivos históricos da instituição.

Esta possibilidade de acesso é o resultado de um processo de inventariação e digitalização do Acervo de Serralves, que contou com o financiamento do Programa Operacional da Cultura e com o apoio institucional do Ministério da Cultura.

Todos os núcleos patrimoniais da Fundação de Serralves, nomeadamente a colecção de obras de Arte do Museu de Serralves, o acervo de Carlos Alberto Cabral, o arquivo fotográfico e as colecções documentais da Fundação de Serralves foram inventariados e informatizados.

A colecção de obras de arte do Museu de Serralves é composta por obras de finais dos anos 60 do século XX até à actualidade.

Esta colecção integra obras adquiridas pelo Museu de Serralves, obras em depósito do Estado ou de coleccionadores privados e também obras provenientes de doações ao Museu, num total de 3.300 peças.

O acervo de Carlos Alberto Cabral (Conde de Vizela, que construiu a casa e os jardins de Serralves e que, não tendo descendência, os deixou em herança ao município do Porto) é composto por um extenso conjunto de documentos que testemunham o processo de construção da casa e dos seus jardins.

O arquivo fotográfico da Fundação de Serralves contém imagens de exposições, de artistas, de eventos, dos vários espaços da Fundação e de actividades realizadas pelo Serviço Educativo de Serralves.

As colecções documentais da Fundação de Serralves, incluem, nomeadamente, a colecção «E. M. de Melo e Castro», a colecção «Raymond Hains» e a colecção «Porto 60/70».

Todos estes quatro núcleos patrimoniais estão já à distância de um clique, acessíveis a todos os que queiram saber mais sobre a Fundação de Serralves ou estudar um tema específico.

Basta para tal aceder ao site da Fundação de Serralves - www.serralves.pt - e aceder ao link, claramente identificado por um quadrado azul com uma mão branca desenhada e identificado com as palavras «Acervo On-Line».

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: