terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Contra a fome




Médicos do Mundo lançam no Youtube campanha contra fome

Os Médicos do Mundo vão lançar no Youtube uma campanha de recolha de fundos para ensinarem os timorenses a alimentarem correctamente os seus filhos e evitar mortes infantis por má nutrição, foi hoje anunciado.
«Por desconhecimento e falta de condições financeiras, as crianças timorenses são mal nutridas e muitas acabam por morrer por não terem uma alimentação equilibrada», disse à agência Lusa Rosa Pereira.

Com a campanha «A Canção de Embalar que Falta a Timor-Leste é a Refeição Certa», os Médicos do Mundo pretendem recolher fundos para «apoiar a intervenção nos casos de má nutrição, evitando a morte e o mau desenvolvimento das crianças timorenses».

«São raras as crianças que são amamentadas aos oito/nove meses de vida, factor que tem um impacto negativo no crescimento e desenvolvimento infantil e facilita o aparecimento de insuficiências de peso e calóricas, que acabam por se traduzir em doenças e na morbilidade infantil», indicam os Médicos do Mundo.

Em declarações à Lusa, Rosa Pereira explicou que o objectivo daquela Organização Não-Governamental é «sensibilizar as pessoas para a questão da má nutrição em Timor-Leste, que atinge também muitas grávidas, de forma a que os Médicos do Mundo possam apoiar os timorenses na educação para as práticas de uma alimentação saudável».

De acordo com Rosa Pereira, «muitas vezes as pessoas precisam de ter essa formação» para conseguirem ter uma alimentação correcta.

«Às vezes, as pessoas têm os alimentos certos, mas não sabem como os utilizar ou variar», afirmou.

A dar a cara pela campanha «A Canção de Embalar que Falta a Timor-Leste é a Refeição Certa» estão os actores Maria João Bastos, Ana Zanatti e Albano Jerónimo.

Para tentar contornar o recorrente problema de conseguirem que os meios audiovisuais divulguem as suas campanhas durante o horário nobre, de maneira a chegarem ao maior número de pessoas possível, os Médicos do Mundo decidiram apostar nas novas tecnologias, nomeadamente no Youtube.

«Contactámos com vários sites, o SAPO já nos deu resposta, e vamos colocar também o spot no Youtube porque são meios que chegam a muita gente», disse a responsável.

«Não temos orçamento para campanhas publicitárias, pelo que contamos com a solidariedade das pessoas, como aconteceu com os actores. No entanto, as televisões nem sempre passam os spots em bons horários», lamentou Rosa Pereira.

Os pedidos que fizeram aos jornais, rádios e a uma estação de televisão (que tem contrato de exclusividade com os actores) continuam a aguardar resposta.

A campanha «A Canção de Embalar que Falta a Timor-Leste é a Refeição Certa» insere-se no âmbito do Programa Ampliado de Imunização que os Médicos do Mundo já estão a desenvolver em Timor-Leste.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: