Engano do Eurostat
Afinal o desemprego em Portugal estabilizou nos 8,2%
O Eurostat, o organismo responsável pelas estatísticas da União Europeia, vai lançar amanhã uma nota a dizer que se enganou nos números do desemprego. A garantia foi dada à SIC pelo gabinete do primeiro-ministro.
O Eurostat avançara hoje com 8,5% de desempregados em Portugal - o que dava ao nosso país a pior taxa da Zona Euro. O número correcto, segundo a mesma fonte, é de 8,2% - o que demonstra que o desemprego em Portugal afinal estabilizou. Todavia, em termos comparativos, Portugal mantém a pior taxa da Zona Euro e a terceira pior da União Europeia.
SIC
Taxa de desemprego em Portugal afinal desceu para 8,2%
A taxa de desemprego em Portugal em Outubro foi de 8,2%, corrigiu esta segunda-feira à tarde o gabinete oficial de estatísticas das comunidades europeias, Eurostat, que ao início do dia apontara um valor de 8,5%.
Fonte comunitária explicou à Lusa que o «desvio» de 0,3 pontos percentuais se terá devido a erro humano, designadamente ao facto de não ter sido tomado em conta o inquérito sobre as forças de trabalho.
Deste modo, ao contrário do anunciado anteriormente, a taxa de desemprego não aumentou 0,2 pontos percentuais em Outubro face ao mês anterior, tendo, pelo contrário, descido ligeiramente (0,1%).
Este erro, precisou a mesma fonte, não altera os valores globais para a Zona Euro, onde a taxa de desemprego, corrigida das variações sazonais, estabilizou nos 7,2% em Outubro, face aos 7,3% verificados em Setembro.
O valor avançado pelo Eurostat relativamente a Portugal levou todos os partidos da oposição a pedir explicações ao Governo sobre o aumento da taxa de desemprego que se teria verificado em Outubro.
Diário Digital / Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário