Mário Lino recusou comentar conclusões do estudo do LNEC, mas garantiu que o Governo terá o relatório em conta
O novo aeroporto internacional de Lisboa deve ser construído em Alcochete. Esta é a conclusão dos estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já garantiu que a decisão do Governo terá em conta o relatório.
A opção do Governo para a construção do novo aeroporto foi totalmente arrasada pelo LNEC. Segundo avançou ontem a SIC e o semanário ‘Sol’, a Ota é apontada como uma péssima solução, sendo economicamente insustentável.
Confrontado com as conclusões do estudo, Mário Lino recusou prestar qualquer comentário, sob o argumento de que ainda não está na posse do documento: “Não faço comentários. Aguardo o relatório.” Mas acrescentou: “O Governo decidirá [qual o local para o novo aeroporto] com base nos fundamentos técnicos, como é evidente. O relatório é uma peça absolutamente fundamental e a decisão do Governo terá em conta o que o relatório do laboratório disser.”
Certo é que o estudo não deixa margem para dúvidas: o novo aeroporto de Lisboa deve ser construído em Alcochete, alguns quilómetros a leste da actual pista militar do Campo de Tiro, junto ao bairro de São Gabriel, na freguesia de Canha, concelhos de Montijo e Benavente.
De acordo com o relatório, a opção Alcochete é a mais atractiva em termos de capacidade de navegação aérea, acessibilidades, ordenamento, competitividade e desenvolvimento económico-social. Além de ser a opção mais barata, Alcochete oferece ainda a possibilidade de ser criada uma cidade aeroportuária, com actividades paralelas e novos postos de trabalho, como permite ainda melhorar a rede de travessias do Tejo e a revitalização económica da zona do Barreiro.
Mas há um senão. Em matéria de ambiente, uma equipa concluiu que se o aeroporto for construído em Alcochete pode contaminar irreversivelmente a maior fonte de água potável da Península Ibérica.
Devido à polémica em torno do novo aeroporto, Mário Lino tem sido apontado sempre como um governante remodelável. Questionado sobre o assunto, o ministro garantiu em declarações à SIC que o seu “lugar está sempre à disposição” de Sócrates.
POCEIRÃO MAIS BARATO
O deputado do PSD eleito pelo círculo de Setúbal, Luís Rodrigues, sublinha a propósito do futuro aeroporto de Lisboa que “se a decisão for para Alcochete é sempre uma boa solução”. Contudo, a opção “Rio Frio ou Poceirão é melhor” em termos de custos de acessibilidades, sobretudo por causa do traçado do TGV. O PSD remeteu, recorde-se, para Janeiro a sua posição final, sendo certo que preconiza a solução, de forma faseada, da manutenção do aeroporto da Portela, mais um, apontando como hipótese Alcochete
O novo aeroporto internacional de Lisboa deve ser construído em Alcochete. Esta é a conclusão dos estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já garantiu que a decisão do Governo terá em conta o relatório.
A opção do Governo para a construção do novo aeroporto foi totalmente arrasada pelo LNEC. Segundo avançou ontem a SIC e o semanário ‘Sol’, a Ota é apontada como uma péssima solução, sendo economicamente insustentável.
Confrontado com as conclusões do estudo, Mário Lino recusou prestar qualquer comentário, sob o argumento de que ainda não está na posse do documento: “Não faço comentários. Aguardo o relatório.” Mas acrescentou: “O Governo decidirá [qual o local para o novo aeroporto] com base nos fundamentos técnicos, como é evidente. O relatório é uma peça absolutamente fundamental e a decisão do Governo terá em conta o que o relatório do laboratório disser.”
Certo é que o estudo não deixa margem para dúvidas: o novo aeroporto de Lisboa deve ser construído em Alcochete, alguns quilómetros a leste da actual pista militar do Campo de Tiro, junto ao bairro de São Gabriel, na freguesia de Canha, concelhos de Montijo e Benavente.
De acordo com o relatório, a opção Alcochete é a mais atractiva em termos de capacidade de navegação aérea, acessibilidades, ordenamento, competitividade e desenvolvimento económico-social. Além de ser a opção mais barata, Alcochete oferece ainda a possibilidade de ser criada uma cidade aeroportuária, com actividades paralelas e novos postos de trabalho, como permite ainda melhorar a rede de travessias do Tejo e a revitalização económica da zona do Barreiro.
Mas há um senão. Em matéria de ambiente, uma equipa concluiu que se o aeroporto for construído em Alcochete pode contaminar irreversivelmente a maior fonte de água potável da Península Ibérica.
Devido à polémica em torno do novo aeroporto, Mário Lino tem sido apontado sempre como um governante remodelável. Questionado sobre o assunto, o ministro garantiu em declarações à SIC que o seu “lugar está sempre à disposição” de Sócrates.
POCEIRÃO MAIS BARATO
O deputado do PSD eleito pelo círculo de Setúbal, Luís Rodrigues, sublinha a propósito do futuro aeroporto de Lisboa que “se a decisão for para Alcochete é sempre uma boa solução”. Contudo, a opção “Rio Frio ou Poceirão é melhor” em termos de custos de acessibilidades, sobretudo por causa do traçado do TGV. O PSD remeteu, recorde-se, para Janeiro a sua posição final, sendo certo que preconiza a solução, de forma faseada, da manutenção do aeroporto da Portela, mais um, apontando como hipótese Alcochete
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