sábado, 22 de dezembro de 2007

Saúde


Agrupamentos de saúde poupam 20 milhões
Correia de Campos explicou novo modelo de saúde.
O Governo aprovou esta quinta-feira a criação de 74 agrupamentos dos centros de saúde, substituindo as sub-regiões de saúde, medida que o Executiva estima permitir uma poupança na ordem dos 20,25 milhões de euros por ano. No final do Conselho de Ministros, Correia de Campos, ministro da Saúde, referiu que o decreto visa “agrupar os vários centros de saúde e as unidades de saúde familiares. Os 74 agrupamentos serão criados tendo como base a unidade territorial. No entanto, o ministro garantiu que haverá “alguma flexibilidade” sobretudo no caso das áreas urbanas mais densamente povoadas.
“Estes agrupamentos irão trabalhar sob comando directo das administrações regionais, terão uma orgânica simplificada e agregarão todas as áreas urbanas que estão actualmente um pouco dispersas”, afirmou Correia de Campos.
Nestes casos estão os cuidados personalizados, os cuidados no domicílio e na comunidade, a saúde pública e os recursos que podem ser partilhados.
Em termos financeiros, o governante espera que anualmente haja “uma economia de 20,25 milhões de euros. Essas poupanças derivam da extinção das sub-regiões, do desaparecimento de algumas funções de direcção e de chefias, reorganização dos serviços de apoio técnico e redução ao nível de efectivos”.


correio da manhã

Sem comentários: