quarta-feira, 14 de novembro de 2007

TSF

JAIME SILVA
Patos importados sem sinais de H5N1
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, afirma que os patos que foram importados por uma herdade de Coruche, há cerca de um mês, de uma região inglesa onde acaba de ser detectado um foco de gripe das aves não revelam sinais de ter contraído a doença.

( 20:14 / 13 de Novembro 07 )

O surto de gripe das aves, detectado em perus, foi identificado numa exploração aviária, em Redgrave Park Farme, em Suffolk, no Leste de Inglaterra.

O ministro Jaime Silva diz que o Governo foi alertado e já accionou todas as medidas para apurar se os patos importados foram ou não contaminados com o vírus H5N1.

«Tivemos uma importação de 2400 patos para uma exploração aqui em Portugal na zona de Coruche há sensivelmente um mês e meio daquela zona do Reino Unido. Já procedemos à recolha de amostras para fazer análises, embora não exista mortalidade naqueles patos», adiantou Jaime Silva.

Nesta exploração inglesa onde foi descoberto o foco de gripe das aves não trabalha nenhum imigrante português. O Governo britânico já anunciou que vão ser abatidos, nas próximas horas, todos os animais deste aviário, cerca de 6500, entre perus, patos e gansos.

Sem comentários: