quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ciência

Cem instituições científicas abertas ao público até domingo

Cerca de uma centena de instituições científicas de todo o país estão esta semana de portas abertas com mais de 450 iniciativas, para explicar ao público o que fazem e onde trabalham os cientistas portugueses.
Na Semana da Ciência e da Tecnologia 2007, a decorrer até domingo, mais de uma centena de instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus de todo o país estão à disposição para dar a conhecer as actividades que desenvolvem, através de um contacto directo com o público em actividades como oficinas, workshops, visitas a laboratórios, museus e exposições, palestras e conferências, tertúlias sobre ciência, passeios e observações, documentários e filmes.

A semana junta-se anualmente ao Dia Nacional da Cultura Científica, que se comemora a 24 de Novembro para assinalar o nascimento de Rómulo de Carvalho «e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência», realça, num comunicado, a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica, a quem cabe a organização.

Entre as principais actividades está o evento final do projecto europeu «WONDERS», a decorrer no próximo fim-de-semana no Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, no qual 35 parceiros de 25 países europeus apresentam os projectos que desenvolvem.

Nesta iniciativa, os visitantes poderão «entrar num vulcão, construir um holograma ou uma molécula de futeboleno, assistir a pequenas peças de teatro, ser detective num local de crime e levar para casa uma pulseira com códigos genéticos», entre outras actividades, revela a organização.

O Centro Ciência Viva de Estremoz realiza em Évora uma sessão em que será exibido o filme «Jangada de Pedra - Viagem ao nosso passado mais remoto», baseado na obra de José Saramago, que terá na assistência o Nobel da Literatura para depois participar num debate ao lado do realizador e com investigadores.

Quinta-feira, em Lisboa, uma palestra promovida pelo Centro de Geologia da Universidade de Lisboa abordará os estudos geológicos por detrás da obra do túnel do Rossio e o que falta para a sua reabertura.

Também na quinta-feira, mas em Coimbra, a Universidade presta homenagem a Rómulo de Carvalho com a apresentação do Centro de Recursos Rómulo de Carvalho.

No Porto, investigadores do Laboratório de Tecnologia Subaquática do Instituto de Sistemas e Robótica apresentam sexta-feira veículos submarinos, barcos e aviões autónomos que têm desenvolvido, explicando o papel que podem desempenhar em inspecções a pontes e barragens ou no estudo da evolução das condições dos ecossistemas fluviais ou marinhos.

O programa completo das mais de 450 actividades previstas está disponível em http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2007.

Diário Digital / Lusa

19-11-2007 15:39:28

Sem comentários: