quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Alzheimer

Um café por dia poderá prevenir Alzheimer

Estudo levado a cabo por investigadores da UC

Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver uma pesquisa para perceber os mecanismos de doenças neuro-degenerativas, assim como identificar alvos terapêuticos.

A doença de Alzheimer é um das doenças neuro-degenerativas mais estudadas pois só em Portugal afecta cerca de 70 mil pessoas e estima-se que, com o aumento da esperança média de vida, venha a crescer ainda mais o número destes doentes.

Cláudia Pereira, investigadora do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, revela que tomar uma dose diária de café pode vir a prevenir a Alzheimer e «poderá eventualmente haver uma estratégia terapêutica para problemas associados à memória».

No que se refere à cafeína esta «poderá ser um princípio activo de fármacos em doenças neuro-degenerativas», conclui a investigadora.

Esta conclusão foi observada comparando dois grupos de pessoas, sendo que num dos grupos, as pessoas tinham por hábito beber café, e no outro, estavam as que não incluíam o café nos seus hábitos diários, adianta o Jornal Sol.

Segundo Cláudia Pereira, estes «estudos são importantes, mostram que os próprios hábitos podem influenciar a doença de Alzheimer, como acontece com as cardiologias».

Sem comentários: