quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Willy Sommerfeld

Cinema mudo: Morreu lendário pianista Willy Sommerfeld

O lendário pianista alemão do cinema mudo Willy Sommerfeld, artífice da música de filmes de Greta Garbo e Charlie Chaplin, faleceu no passado dia 19 de Dezembro, aos 103 anos, em Berlim, informou hoje a Filmoteca Alemã.

Sommerfeld manteve-se activo até aos 100 anos e em 2004 recebeu uma Câmara de Ouro, em homenagem da Berlinale (Festival de Cinema de Berlim).

O pianista, cuja figura a realizadora Ilona Ziok retratou no documentário «Der Stummfilmpianist» -«O pianista do cinema mudo»-, estreada em 2006, era o último entre os grandes desta especialidade, praticamente extinta com a chegada do sonoro.

Nascido a 11 de Maio de 1904 na agora polaca cidade de Gdansk (que era então a cidade alemã de Danzig), Sommerfeld teve como seu primeiro instrumento o violino, passou depois para o piano e, nos anos 20, em Berlim, começou a «dar música» em directo a filmes projectados nas salas de cinema.

Da capital alemã mudou-se para Braunschweig, onde trabalhou para uma editora musical e para a orquestra do seu teatro municipal, sem pôr de lado a sua actividade como pianista para o cinema.

Em 1933 caiu em desgraça e perdeu o emprego por negar-se a fazer a saudação nazi.

Posteriormente foi reabilitado e voltou à actividade como pianista, director musical e compositor para múltiplos estúdios e salas de cinema.

A chegada do sonoro não o fez abandonar a especialidade de que mais gostava. Nos anos 70, voltou a actuar em sessões especiais de cinema mudo.

Além da Câmara de Ouro da Berlinale, Sommerfeld foi distinguido com a Cruz do Mérito da República Federal Alemã em 2007.

Diário Digital / Lusa

02-01-2008 12:31:00

Sem comentários: