quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Agricultura

Madeira: Governo regional contra agricultura geneticamente modificada

10 de Janeiro de 2008, 18:39

Funchal, 10 Jan (LUSA) - O Conselho de Governo da Região Autónoma da Madeira aprovou hoje uma proposta de decreto legislativo regional que declara a Região zona livre de cultivo de variedades de organismos geneticamente modificadas (OGM).

De acordo com uma nota de imprensa saída da habitual reunião de quinta-feira, a proposta legislativa, a ser enviada à Assembleia Regional, "decorre das especificidades do território, da agricultura e da biodiversidade da Região que, numa lógica preventiva, aconselham à presente iniciativa, que defende a agricultura madeirense e reforça também a atractividade ambiental da Região".

O Governo regional considera que a Madeira "constitui uma zona muito específica no contexto nacional e europeu em termos de actividade agrícola e da paisagem, cuja extrema riqueza genética vegetal aconselha à não introdução de material com OGM".

Desta forma, o executivo pretende estimular os agricultores "a continuarem a prática da agricultura convencional e da agricultura biológica (em crescente expansão), assegurando-se a protecção do riquíssimo património genético".

Na mesma reunião, o Conselho de Governo resolveu adjudicar a obra de redimensionamento da Escola Básica do 1º Ciclo da Lombada, São Martinho, cujo custo ascende a cerca de 1,3 milhões de euros.

LAR.

Lusa/fim

Sem comentários: