domingo, 13 de janeiro de 2008

Nova ponte

Obras Públicas: Francisco Louçã defende concurso público para concessão de terceira ponte sobre o Tejo
12 de Janeiro de 2008, 19:39

Lisboa, 12 Jan (Lusa) - O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã defendeu hoje que deve ser realizado um concurso público para a concessão da construção da terceira ponte sobre o Tejo e que o Governo deve resgatar contrato de concessão da Lusoponte.

"Estamos preocupados porque no dia seguinte à decisão do novo aeroporto começou logo um fumo de negócios extraordinário e o mais importante é este de entregar à Lusoponte o monopólio absoluto de todas as travessias do Tejo", adiantou aos jornalistas o líder bloquista.

Segundo Francisco Louçã, a Lusoponte, que é presidida pelo antigo ministro Ferreira do Amaral, não pode ter este monopólio e "é preciso resgatar este contrato e não renegociá-lo para dar mais vantagens à Lusoponte, que é o que o Governo quer fazer".

O líder do BE adiantou que "a Lusoponte só tem esse direito porque lhe foi concedido, por Ferreira do Amaral, quando era ministro, essa possibilidade que é absolutamente ilegal e inaceitável".

Para Louçã, que hoje participou na Faculdade de Letras de Lisboa numa conferência sobre a Alta Tensão, esta "é mais do que uma jogada política".

"Em Portugal tem acontecido muitas vezes um padrão de comportamento que é este em que o PSD pede a presidência da Caixa Geral de Depósitos e o PS entregou-lhe, o ministro quer a presidência da Lusoponte e ele próprio ocupa. Estamos fartos de `jobs for the boys´", sublinhou Francisco Louçã.

"É assim que a Lusoponte se tem tornado um centro de poder e um sorvedor de dinheiro. O relatório do tribunal de contas que fez o balanço deste acordo dizia 250 milhões de euros a mais, 11 anos do prazo de concessão a mais e poder a mais", concluiu o líder o BE.

JYR.

Lusa/Fim

Sem comentários: