segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Origem genética do vício

Droga: Cientistas chineses descobrem origem genética do vício

14 de Janeiro de 2008

08:44

Pequim, 14 Jan (Lusa) - Cientistas chineses anunciaram a descoberta de 396 genes relacionados com a dependência de drogas como a cocaína, ópio, nicotina e álcool, o que pode abrir caminho para tratar o abuso dessas substâncias, informa hoje a imprensa estatal chinesa.
A equipa de cientistas da Universidade de Pequim descobriu também a informação genética relacionada com a dependência e identificou cinco trilhas biológicas comuns ao vício nas quatro substâncias, refere o jornal oficial chinês China Daily.
"A investigação permite fazer um retrato mais completo sobre o vício da droga. Os factores genéticos contribuem em 60 por cento para a vulnerabilidade dos seres humanos ao vício", disse Wei Liping, director do Centro de Bioinformática da Faculdade de Ciências de Vida da Universidade de Pequim, citado pelo jornal.
"A descoberta abre um caminho potencial para o tratamento do abuso dessas substâncias", acrescentou Wei, que disse ainda que a identificação de trilhas biológicas comuns permite acreditar no aumento da eficácia dos tratamentos de recuperação de toxicodependentes.
As conclusões do estudo, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China, baseiam-se, segundo o China Daily, em 2.343 elementos que provam a relação entre os genes e a dependência.
De acordo com dados relativos a 2006, a China tem 785 mil toxicodependentes, dos quais 89 por cento são viciados em heroína, 69 por cento tem menos de 35 anos, 52 por cento são desempregados e 20 por cento vive em regiões rurais.
O governo chinês obriga os toxicodependentes a registar-se como tal como condição indispensável para o acesso a tratamentos de reabilitação.

RBV
Lusa/Fim

Sem comentários: