terça-feira, 21 de outubro de 2008

Internet gratuita...

Bairro de Lisboa com Net livre durante um mês

MARIA JOÃO ESPADINHA

Campo de Ourique tem 300 locais de acesso 'wireless'


Quem passar por Campo de Ourique, em Lisboa, e tiver um portátil poderá aceder à Internet de forma gratuita, pelo menos durante um mês. É que a Zon Multimédia (proprietária da TV Cabo) lançou um projecto no bairro no âmbito da Zon@Fon, uma comunidade wireless, criando 300 hotspots, locais de acesso à Internet sem fios. Para que as pessoas possam navegar gratuitamente, a empresa disponibiliza "largos milhares de passes de acesso". Ou seja, "durante o próximo mês, quem quiser navegar em Campo de Ourique pode fazê-lo gratuitamente", explicou ao DN Nuno Sanches, director de produto Internet da Zon.Esta rede é constituída pela própria comunidade, e quem quiser usufruir de Internet sem fios a custo zero, em qualquer sítio do mundo onde exista um hotspot, tem de ser cliente da Zon (Internet residencial) e adquirir um router, que actualmente custa 39,90 euros. Este equipamento cria um novo hotspot e permite multiplicar a cobertura da rede. "É um serviço de partilha, pois cada pessoa que utiliza a rede aumenta-a", salienta o responsável.
Actualmente, existem em Portugal três mil hotspots da Zon@Fon, já que a empresa fez este ano uma parceria com a Fon, comunidade mundial de Internet sem fios. O objectivo da Zon Multimédia é atingir os "100 mil hotspots em três anos", afirma Nuno Sanches.
Campo de Ourique foi o primeiro local escolhido para a promoção da rede pois "é um dos bairros com mais identidade em Lisboa", além de ser um local com "grande movimento", o ideal para testar a rede, salienta o responsável da Zon. A empresa está já a estudar outros locais, em Portugal, onde irá desenvolver projectos similares para dar a conhecer a rede e criar mais hotspots. "Têm de ser áreas com turistas, pessoas que trabalhem com portáteis ou estudantes", diz Nuno Sanches. "A próxima será provavelmente fora de Lisboa", adianta.

Sem comentários: