sábado, 4 de outubro de 2008

As novas viagens de Magalhães

Cinco países querem "Magalhães"


GINA PEREIRA


Pelo menos cinco países - Bélgica, Luxemburgo, Venezuela, Brasil e Argentina - já manifestaram interesse em adquirir o computador portátil de fabrico português "Magalhães". A Microsoft vai criar software específico para equipar estes portáteis.

Os nomes dos países interessados em importar estes equipamentos de baixo custo, destinados a crianças do 1º ciclo, foram ontem avançados durante a cerimónia de assinatura do segundo memorando de entendimento entre o Governo português e o líder mundial em software, que prevê várias iniciativas que envolvem uma dezena de ministérios. Estão prometidas acções de formação para funcionários públicos, o acesso gratuito de novas empresas de base tecnológica a ferramentas e tecnologias da Microsoft e o reforço da modernização das escolas públicas portuguesas.

O acordo ontem assinado no Centro de Congressos de Lisboa, com a presença do presidente da Microsoft, Steve Ballmer, do primeiro-ministro José Sócrates e de vários membros do Governo, prevê ainda que a Microsoft forneça, em exclusivo para o "Magalhães", uma "suite de aprendizagem" que inclui o Office 2007 e um conjunto de outros programas e ferramentas de aprendizagem e segurança. O Governo acredita que este pacote - disponível em qualquer país onde o computador venha a ser vendido, com as necessárias adaptações às realidades locais - vai reforçar a capacidade de internacionalização do portátil.

Para José Sócrates, "o 'Magalhães' não é uma estrela que caiu do céu". "É um dos resultados mais visíveis do movimento de modernização que atravessa o país", disse, referindo-se ao Plano Tecnológico e insistindo que "o sucesso económico do país está muito ligado à forma como se desenvolvem as tecnologias de informação e comunicação".

Jornal de Notícias

Sem comentários: