Papa encontra-se com vítimas de padres pedófilos
O Papa Bento XVI encontrou-se, na quinta-feira em Washington, com cinco pessoas abusadas sexualmente por membros do clero, oferecendo-lhes palavras de esperança. O mesmo tema foi evocado numa missa que celebrou diante de 48 mil pessoas.
( 10:57 / 18 de Abril 08 )
O Papa Bento XVI, num gesto emotivo e sem precedentes, encontrou-se, na quinta-feira em Washington, com cinco pessoas abusadas sexualmente por membros do clero.
Num comunicado divulgado pelo Vaticano lê-se que o Papa, num encontro de 20 a 25 minutos com cinco pessoas, «ouviu continuamente os seus relatos pessoais, ofereceu-lhes palavras de incentivo e de esperança» e prometeu rezar por eles.
Este gesto de Bento XVI foi, no entanto, considerado insuficiente por algumas vítimas, que apelam a uma atitude mais energética por parte da Igreja Católica, escreve a agência France Press.
A Igreja Católica dos Estados Unidos foi abalada por este escândalo depois da confissão, em 2002, do arcebispo de Boston na altura, o cardeal Bernard Law, que admitiu ter protegido um padre que agredira sexualmente jovens católicos, o que desencadeou uma série de denúncias.
Também na quinta-feira, o Sumo Pontífice referiu-se, numa missa em Washington diante de mais de 48 mil pessoas, pela terceira vez desde o início da viagem aos Estados Unidos ao escândalo de pedofilia que abalou a Igreja católica no país, mas pediu aos fiéis para continuarem a confiar no clero.
Bento XVI considerou que, nos últimos anos, a Igreja Católica fez grandes esforços para lidar «de forma honesta e justa» com as consequências deste escândalo, admitindo, no entanto, que os «danos causados na comunidade da Igreja» ainda não foram ultrapassados.
O Sumo Pontífice pediu, por isso, aos católicos para apoiarem as vítimas e se reconciliarem com o clero, lembrando que a percentagem dos envolvidos no escândalo era muito pequena.
IMG_6849-1
Há 11 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário