sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cadela transgénica


Uma cadela clonada da raça Beagle com dez dias de vida foi apresentada por uma equipa de cientistas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, como o primeiro cão transgénico do mundo .
A equipa liderada por Byeong-Chun Lee deu-lhe o nome de Ruppy (abreviatura de Ruby Puppy, Filhote Rubi) e conseguiu criar cinco cães através da clonagem de fibroblastos (células constituintes do tecido nervoso) produzidos por anémonas do mar que têm um gene fluorescente vermelho.
Segundo a revista científica britânica New Scientist , Byeong-Chun Lee pertenceu ao grupo de investigadores coreanos que clonaram o primeiro cão em 2005. O cão chamava-se Snuppy.
Os cientistas começaram por infectar fibroblastos de cão com um vírus que introduziu o gene fluorescente nos núcleos destas células. Depois transferiram esses núcleos para óvulos de uma cadela com os núcleos removidos.
Finalmente implantaram o embrião clonado numa outra cadela. As experiências dos investigadores coreanos envolveram 344 embriões implantados em 20 cadelas, tendo resultado em sete gravidezes.
O objectivo das experiências é criar modelos de doenças humanas em cães transgénicos, tal como já hoje são usados cães normais para estudar doenças humanas como certos cancros e a cegueira, entre outras.

expresso

Sem comentários: