segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Miriam Makeba

Miriam Makeba


Morreu a cantora sul-africana Miriam Makeba
«Mama Afrika» sofreu um ataque cardíaco


A sul-africana Miriam Makeba morreu este domingo em Itália depois de sofrer um ataque cardíaco. A cantora também conhecida como «Mama Afrika» e «Imperadora da Canção Africana» tinha 76 anos.
Miriam Makeba tinha participado num concerto na localidade de Baia Verde, na região de Castel Volturno. O espectáculo foi organizado a favor de Roberto Saviano, o escritor do livro «Gomorra», que passou a viver escondido da Camorra, a máfia napolitana, desde há dois anos.
A morte de Miriam Makeba foi provocada por «um ataque de coração, mas ela já não estava bem há algum tempo», confirmou o publicista Mark Lechat à agência Reuters. Nascida em Joanesburgo em 4 de Março de 1932, a cantora tornou-se um símbolo da luta contra o Apartheid com canções sobre o amor e a tolerância e os êxitos «Pata Pata» e «The Click Song» tornaram-se clássicos.
Em 1959 foi obrigada a deixar a África do Sul só conseguindo voltar ao seu país 35 anos depois em 1990, quando sob a presidência de Frederik de Klerk estavam em curso as reformas no país que colocaram um fim ao regime de segregação racial.


Portugal diário

Sem comentários: