quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Paralímpicos



João Paulo Fernandes conquista 1.ª medalha de ouro nacional


MADALENA ESTEVES

Jogos Paralímpicos.
Atleta português repetiu o triunfo de Atenas 2004


António Marques ganha medalha de prata depois de ter perdido com o seu compatriota na final de 'boccia'
João Paulo Fernandes conquistou ontem a medalha de ouro do torneio individual do torneio de boccia, categoria de BC1, ao vencer na final António Marques. Os dois portugueses subiram ao pódio e ouviram emocionados o hino nacional e foram felicitaods pelo Presidente Cavaco Silva.
Depois de se ter sagrado campeão nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, João Paulo Fernandes repetiu esse êxito em Pequim 2008. O atleta comentou que esta medalha é "ainda melhor do que a de Atenas".
O bicampeão paralímpico, de 24 anos, é natural de Aveiro, vive em Vale de Cambra com a mãe e desloca-se todos os dias ao Porto para dois treinos na Associação de Paralisia Cerebral do Porto (APCC). Praticante desta modalidade desde os dez anos, João Paulo Fernandes teve o primeiro contacto com o boccia por intermédio de Luís Ferreira, seu actual treinador. Os dois conheceram-se na escola de Oliveira de Azeméis, onde o técnico foi falar de desporto aos alunos."Começou a praticar boccia a título experimental na APCC. Pouco tempo depois participou no campeonato nacional e chegou ao título", recorda Luís Ferreira.
Em 2003, o atleta português foi convidado para integrar a equipa nacional que disputou a Taça do Mundo na Nova Zelândia e estreou-se com a conquista de um título individual e outro colectivo.
A medalha de ouro que conquistou em Pequim vai contribuir para fazer "subir a auto-estima" do atleta, ao mesmo tempo, que lhe dá "algumas perspectivas futuras, tanto a nível desportivo como pessoal", na opinião do treinador.
"Hoje alcancei o meu objectivo. Aqui, cada jogo foi uma batalha, mas consegui. Não há palavras para descrever o que sinto", declarou João Paulo Fernandes.
Igualmente feliz estava António Marques, apesar de ter perdido com o seu compatriota. "Foi a minha primeira medalha individual. Não estava à espera, consegui, estou muito feliz", referiu.
Natural de Coimbra, António Marques representa a Associação de Paralisia Cerebral (Núcelo Regional de Coimbra) e é treinado por Emílio Conceição.
O atleta participa nos Jogos Paralímpicos desde Seul 1988, ano em que obteve a medalha de ouro por equipas. Em Atlanta 1996 conquistou a medalha de prata por equipas, em Atenas 2004 ganhou a medalha de ouro também por equipas.
José Barros e Carlos Barata, médicos de António Marques, manifestaram o seu orgulho pela conquista da medalha de prata em Pequim 2008, mas não ficaram surpreendidos.
"Para mim, não é surpresa esta conquista, mas constitui um estímulo para outros atletas", disse à Agência Lusa José Barros, um dos principais impulsionadores do desporto para deficientes em Portugal.

Sem comentários: