quarta-feira, 4 de junho de 2008

A voz

20 de setembro, 2004 - 16h48 GMT (13h48 Brasília)

Voz atraente indica vida sexual aventureira, diz estudo

Pessoas com vozes atraentes teriam uma tendência maior a ser sexualmente aventureiras, segundo um estudo americano.
Os pesquisadores pediram para 149 homens e mulheres classificarem o nível de atracção de algumas vozes gravadas.
As vozes consideradas mais atraentes pertenciam a pessoas que iniciaram suas vidas sexuais mais cedo, tiveram mais parceiros e tinham uma tendência maior para a infidelidade.
Eles também descobriram uma relação entre o poder de atracção da voz e outras características físicas.
No estudo, homens com ombros largos e cintura fina, características relacionadas à testosterona (o hormônio masculino), tenderiam também a ter vozes mais atraentes.
Nas mulheres, o poder de atração das vozes, medido pelo estudo em notas de um a dez, foi relacionado com cinturas finas e quadris largos.
"Resumindo, classificar a atractividade de vozes tem a ver com sexo, tanto para homens quanto mulheres", diz Gordon Gallup, do departamento de psicologia da Universidade de Nova York.
"Ao atendermos o telefone, mesmo não conhecendo a pessoa do outro lado da linha, assim que ela começa a falar, você sabe se é um homem ou uma mulher, uma criança ou um adulto."

"A voz traz informações sobre o estado biológico de quem fala. Nossa pesquisa mostra que a voz pode também trazer informações sobre comportamento sexual e a configuração do corpo."
Uma teoria para explicar isso, segundo os autores, seria que, antes do surgimento das luzes artificiais, as pessoas se baseavam mais nas vozes para julgar o apelo sexual do próximo, quando no escuro.
Os autores dizem que existe evidência de que a qualidade da voz de uma pessoa também pode indicar a simetria do corpo.
Eles compararam o tamanho dos dedinhos (o dedo mínimo) das duas mãos dos pesquisados e notaram que as pessoas com vozes mais bonitas tendem a ter esses dedos do mesmo tamanho nas duas mãos.
Quanto menos bela é a voz, maior a diferença entre os dedos.

Sem comentários: