quinta-feira, 27 de março de 2008

Violência nas escolas

• VIOLÊNCIA ESCOLAR

Alunos de escola do Porto vão ser transferidos
A aluna que se envolveu na disputa de um telemóvel com a sua professora bem como o aluno que gravou um vídeo sobre a situação numa escola do Porto vão ser transferidos, noticiou o Correio da Manhã. A professora regressa às aulas na segunda-feira.

( 08:29 / 27 de Março 08

A aluna envolvida na disputa de um telemóvel com uma professora numa escola do Porto e o aluno que gravou o vídeo da situação vão ser transferidos de escola, noticiou a edição desta quinta-feira do Correio da Manhã.

Segundo este jornal, esta decisão vem na sequência do inquérito aberto pela direcção deste estabelecimento de ensino após a divulgação do vídeo que mostra o incidente na sala de aula.

Os dois alunos da escola Carolina Michaelis já foram informados da situação, mas desconhecem para que estabelecimento de ensino serão transferidos, enquanto que a professora regressa às aulas na segunda-feira.

Entretanto, o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Menores considerou fundamental o reforço do poder dos professores, defendida pelo Procurador-geral da República a propósito deste caso.

«Deve ser reforçada a autoridade dos professores até para realizar o direito à integração de valores. Não o autoritarismo, mas a autoridade como forma de amor e respeito pelas crianças», explicou Armando Leandro.

Este juiz considerou que é necessário actuar de forma «pedagógica sem prejuízo das reacções disciplinares ou tutelares educativas que foram adequadas ao acto e necessárias».

Armando Leandro esclareceu aiunda que a actual legislação prevê uma possibilidade de protecção para menores até aos 12 anos que cometam crimes.

«Dos 12 aos 16 anos, só se houver um facto classificado como crime é que se pode intervir e mesmo que isso exista só se aplica uma pena se for necessário no caso concreto para a educação», acrescentou.

Sem comentários: