quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Jovens artistas portugueses

Alunos portugueses vão expor na Tate Modern
12 02 2009 18.28H

Os trabalhos das escolas EB2/3 Bartolomeu Dias de Sacavém, da EB1 da Ribeira de Baixo (Gondomar), e do Instituto Educacional do Juncal (Leira) são os três trabalhos premiados da 2.ª edição do UISAP – Unilever International School Arts Project, e dois deles vão marcar presença num exposição na Tate Modern, em Londres, no mês de Abril.
Filipa Estrela festrela@destak.pt

School Arts Project, e dois deles vão marcar presença num exposição na Tate Modern, em Londres, no mês de Abril.

As obras premiadas foram Viagem dos Sentidos, um trabalho de grupo, representado por Margarida Filipe Augusto, de 12 anos, do segundo ciclo do Instituto Educacional do Juncal, em Leira; Place Without Space, um trabalho de grupo, representado por Mileidy Safira Pereira Fernandes Furtado, de 11 anos, do segundo ciclo da EB2/3 Bartolomeu Dias de Sacavém; e Árvore da Vida, um trabalho de grupo, representado por Fernando Barbosa, de 6 anos, realizado pelo primeiro ciclo da EB1 da Ribeira de Baixo, Gondomar.

As obras foram examinadas por um Júri nacional, composto pelos artistas plásticos Joana Vasconcelos, Cecília Guimarães e Eurico Gonçalves; por Leonor Nazaré, em representação do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; pelo arquitecto Augusto Silva e ainda por Luís Mesquita Dias, CEO da Unilever Jerónimo Martins.

Coube a outro júri, desta vez internacional, escolher excepcionalmente dois trabalhos portugueses (estava previsto escolher apenas um), devido à «elevadíssima qualidade dos trabalhos». Margarida Augusto e Mileidy Furtado vão assim a Londres conhecer alguns dos mais famosos circuitos culturais e artísticos da cidade, em convívio com os outros 14 jovens finalistas.

O UISAP foi criado pela Unilever em parceria com a Tate, com o objectivo de promover a criatividade e a vitalidade dos mais novos. Nesta edição, o mote dos trabalhos era Espaços e Lugares, e despertou o interesse de 65 escolas, que apresentaram 457 projectos.

É o segundo ano que Portugal participa no UISAP, um programa reconhecido pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação como um instrumento privilegiado para aumentar os níveis de literacia artística.

Sem comentários: