quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

José Rodrigues dos Santos

RTP adapta romances de Rodrigues dos Santos
12 02 2009 18.15H

A RTP, José Rodrigues dos Santos e a Gradiva chegaram a um acordo que confere à televisão pública o direito de opção da maior parte das obras de ficção do escritor.

Ao abrigo do documento assinado entre as partes envolvidas, a RTP tem um ano para exercer a opção de adaptação dos romances A Filha do Capitão, O Codex 632, O Sétimo Selo e A Vida Num Sopro. Caso exerça opção sobre uma única destas obras, o prazo de direito de opção por um ano para todas as restantes é automaticamente renovado.

O acordo envolve ainda, e nos mesmos termos, todas as obras de ficção que o escritor vier a publicar enquanto for jornalista da RTP.

As adaptações poderão ser feitas para televisão ou cinema, em série ou em filme, em regime de produção exclusiva pela RTP ou de co-produção com entidades nacionais ou internacionais.

Com este acordo, o autor, para além das funções de jornalista que desenvolve na RTP desde 1990, envolve-se deste modo também na área de criação ficcional da empresa.

José Rodrigues dos Santos já publicou seis romances traduzidos em 15 línguas. É actualmente um dos mais prolíficos e bem sucedidos escritores da nova geração, com quase 800 mil exemplares vendidos só em Portugal.

Sem comentários: