domingo, 8 de março de 2009

Rui Silva e Sara Moreira

Rui Silva

Sara Moreira

Atletismo

Europeus de pista coberta: Rui Silva campeão nos 1500m e Sara Moreira prata nos 3000m


08.03.2009 - 15h53 Lusa, PÚBLICO


O português Rui Silva conquistou hoje a medalha de ouro nos 1500 metros, dos Europeus de atletismo em pista coberta. No mesmo dia, Sara Moreira ganhou a medalha de prata nos 3000 metros.

Rui Silva liderou os 1500 metros durante grande parte do tempo, antes de os rivais espanhóis assumirem o comando pouco depois dos 1000 metros. Só que na parte final da corrida, o atleta português atacou forte e ganhou claramente a final, tornando-se campeão europeu em pista coberta, pela terceira vez, depois dos êxitos de1998 e 2002.

Rui Silva, de 31 anos, terminou a prova com um tempo de 3m44,38s, à frente do espanhol Diego Ruiz (3m44,70s) e do francês Yoann Kowal (3m44,75s).

"Se a prova fosse muito lenta corria o risco de perder no 'sprint' final. Assumi o risco de impor o ritmo logo de início para evitar que a parte final da corrida fosse muito rápida", explicou Rui Silva aos microfones da Antena 1.

"Esta vitória foi bastante importante, sobretudo pelo que eu passei nos últimos anos. Consegui chegar aqui e cumprir o meu objectivo. É difícil descrever este momento", confessou Rui Silva, referindo-se às lesões que o impediram de estar nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Sara Moreira vice-campeã

Sara Moreira sagrou-se hoje vice-campeã europeia dos 3000 metros em pista coberta, na competição que decorre em Turim, Itália.

A corrida foi ganha pela turca de origem etíope Almitu Bekele, que alcançou o título europeu com um tempo de 8m46,50s, enquanto Sara Moreira, que deu a primeira medalha a Portugal, registou o tempo de 8m48,18s (recorde pessoal).

O terceiro e último lugar do pódio foi ocupado pela irlandesa Marry Cullen (8.48,47).

"Ainda não acredito no feito que consegui. Era apenas um sonho. Algo que eu queria muito, mas não passava de um sonho. Estou bastante feliz", rejubilou Sara Moreira, acrescentando: "Consegui acelerar com as minhas adversárias. Não estava à espera de conseguir acelerar daquela forma."

As outras duas portuguesas em prova ficaram mais para trás na classificação: Jessica Augusto, que partia com ambições de uma medalha, foi décima classificada (9m04,48s), enquanto Inês Monteiro terminou no 12.º e último posto (9m14,34s).

Com estes dois resultados, Portugal soma agora 16 medalhas em Europeus de pista coberta, oito das quais de ouro, seis de prata e duas de bronze.

Sem comentários: