Laboratório de nanotecnologia “é marco histórico”
Primeiros-ministros de Portugal e Espanha, José Sócrates e José Luís Zapatero, estiveram na inauguração do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga.
José Sócrates considerou que o instituto "simboliza uma nova ambição nas relações entre Portugal e Espanha".
"É um marco histórico nas relações entre os dois países", sublinhou, considerando que ele dá "um novo impulso" à cooperação ibérica.
O primeiro-ministro português acrescentou que, apesar de ibérico, o novo instituto pretende "atrair e recrutar os maiores investigadores do mundo nesta áreas".
E sublinhou a capacidade de aplicação transversal da nanotecnologia a todas as áreas da vida humana para salientar a sua importância para o futuro da investigação mundial.
José Sócrates recordou os tempos dos Descobrimentos para considerar que "Portugal e Espanha foram sempre grandes quando se abriram ao mundo".
José Luís Zapatero recordou igualmente "a época dos navegantes" para deixar claro que os dois países "mostram agora vontade de conseguir, no Atlas do futuro, novos descobrimentos".
"Este centro surge de um forte compromisso de progresso e cooperação entre povos. Foi ideia, projecto e agora realidade de investigadores, ministros, funcionários, empresas e especialmente do primeiro-ministro José Sócrates, que demonstrou todo o empenho na concretização deste projecto histórico", disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário