Devido à crise e aos preços que hoje se praticam, a Comissão Europeia vai permitir a venda de 26 frutas e legumes que antes estavam fora das prateleiras dos supermercados por não terem a dimensão e forma adequada. As novas regras vão entrar em vigor a partir de Julho do próximo ano.
As cenouras disformes, a couve-flor muito pequena e o pepino curvado vão regressar às prateleiras dos supermercados, no verão de 2009.
A Comissão Europeia quer pôr fim a uma das regras mais polémicas da legislação comunitária, por isso, vai deixar de exigir que a maior parte das frutas e legumes à venda tenha que ter determinada forma, tamanho ou cor para chegar às bancas.
Em tempo de crise, Bruxelas considera que não faz sentido não aproveitar um melão só porque este não tem a aparência ideal, embora possa custar 40 por cento menos.
A Comissão vai levantar a aplicação da regra comunitária a 26 produtos, mas deixa de fora dez, como as maças, morangos, alfaces e os tomates.
No entanto, os que não tiverem as características indicadas não precisam de passar a compota ou ser deitados fora, vão poder chegar ao mercado, mas com uma etiqueta diferente e a um preço mais baixo.
Os dez alimentos que ficam de fora representam 75 por cento do mercado da União Europeia para as frutas e legumes, adiantou uma fonte comunitária à TSF.
As frutas e legumes disformes devem regressar aos supermercados em Julho do ano que vem
A Comissão Europeia acredita ainda que o desperdício de frutas e legumes será reduzido em cerca de 20 por cento.
TSF
IMG_6849-1
Há 11 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário