sábado, 1 de dezembro de 2007

Tiepolo



Afirma a ministra a Cultura
Museu Nacional de Arte Antiga deverá receber quadro de Tiepolo
30.11.2007 - 18h09 Lusa
O quadro "A deposição de Cristo no túmulo" de Giovanni Tiepolo, adquirido ontem à noite pelo Estado em leilão, deverá ficar exposto no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, disse hoje a ministra da Cultura.
Isabel Pires de Lima não adiantou uma data, "até porque há estudos a fazer antecipadamente, mas é o mais natural ir para o Museu de Arte Antiga, onde já existe outro Tiepolo, proveniente da mesma colecção particular".
O quadro, também designado por "Enterro do Senhor", uma pintura a óleo sobre tela, foi adquirido por 1,5 milhões de euros num leilão realizado em Lisboa pela Leiria & Nascimento.
O Ministério da Cultura "conseguiu essa verba a partir de reservas vindas da cativação, nomeadamente 200 mil euros do Programa Orçamental de Investimento da Cultura, e o restante proveniente da indemnização ao Estado português do roubo das jóias da Coroa" portuguesa, ocorrido em Dezembro de 2002, na Holanda, disse Pires de Lima.
Referindo-se à polémica que envolveu o leilão desta tela, Isabel Pires de Lima afirmou que para o ministério "foi muito claro desde o princípio que não poderia sair de Portugal, pois tinha sido arrolado em 1939 e era alvo de uma reclassificação". "Aliás, há cerca de três anos a então proprietária do quadro tentou exportá-lo e foi impedida", adiantou.
Segundo a governante, "há com certeza milhares de outros bens" na mesma situação em que estava esta tela, isto é, em vias de reclassificação. Quanto a situações futuras "o Estado reflectirá de caso a caso", disse.

Sem comentários: