quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Mercúrio


Sonda Messenger revela face oculta de Mercúrio e evidência de atividade vulcânica
WASHINGTON (AFP) — A sonda americana não tripulada Messenger, que sobrevoou Mercúrio no dia 14, transmitiu centenas de imagens e numerosos dados da face oculta do menor planeta do sistema solar, considerados surpreendentes pelos cientistas, além de revelarem evidências de uma atividade vulcânica generalizada naquele planeta.
"Mercúrio não é o planeta que achávamos que era", disse na quarta-feira Sean Solomon, da Carnegie Institution. "É um planeta muito dinâmico onde acontecem muitas coisas", acrescentou, em referência às atividades vulcânicas e à magnetosfera de Mercúrio.
Como exemplo dos novos indícios de atividade vulcânica registrados pela sonda, foi citada uma bacia em forma de cratera que havia sido inundada por material fluido, provavelmente lava vulcânica.
Outras provas colhidas na década de 1970 pela sonda Mariner 10 já haviam indicado a existência de atividade vulcânica no planeta do sistema solar mais próximo do Sol.
Apesar de, num primeiro momento, Mercúrio se parecer com a Lua, com numerosas crateras e superfície rochosa, é de fato muito diferente, insiste o pesquisador.
"Esse sobrevôo nos permitiu visualizar uma parte do planeta que nenhuma sonda havia registrado antes e obter uma gama de informações impressionantes", assinalou Solomon. Cerca de 55% da superfície do planeta nunca havia sido vista até esse momento.
A sonda Messenger (Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging) se aproximou, no dia 14 de janeiro, a cerca de 200 km da superfície do planeta mais próximo do Sol, no primeiro sobrevôo desde 1975 de Mercúrio.
Os sete instrumentos da sonda mostraram a topografia das crateras e outras formações geológicas da face escondida do planeta.
As imagens mostram que o planeta - cujo diâmetro é de um terço da Terra - possui despenhadeiros de várias centenas de quilômetros de altura, formados aparentemente pelo movimento de placas tectônicas em um passado longínquo.
A superfície do astro também está marcada por numerosas crateras, produzidas pela queda de asteróides e, provavelmente, vulcões. A sonda Messenger fotografou também bacias de mais de 2.000 metros de profundidade, assim como montanhas de quase 5.000 metros.
A sonda descobriu uma formação geológica que os cientistas batizaram de "The Spider" (a aranha), já que é formada por centenas de valas retas que irradiam de um ponto central, como as patas de uma aranha.
"The Spider" fica no centro da bacia Caloris, formada há quase 4 bilhões de anos, provavelmente pelo impacto de um enorme asteróide.
Segundo os instrumentos da Messenger, o diâmetro dessa grande bacia é de quase 1.600 quilômetros, muito maior que a estimativa realizada a partir dos dados anteriores.
Além desse sobrevôo de janeiro, a Messenger irá realizar outros dois, em outubro de 2008 e setembro de 2009, antes de entrar na órbita de Mercúrio em março de 2011. A sonda foi lançada em 3 de agosto de 2004.
A última missão para Mercúrio, com a sonda Mariner 10, foi realizada em 1975. Uma face de Mercúrio fica permanentemente voltada para o Sol. Em outras partes, em que há noite e dia, as temperaturas variam cerca de 500 graus centígrados.

Expansão do Universo

Método ajuda a explicar aceleração da expansão do Universo

Uma equipa internacional de cientistas desenvolveu um novo método para explicar a aceleração da expansão do Universo, um dos grandes mistérios da astronomia, informa hoje a revista Nature. Os astrónomos descobriram há uma dezena de anos que o Universo se expande mais rapidamente do que há milhares de milhões de anos.
Duas hipóteses foram avançadas para o explicar o fenómeno: a presença de uma misteriosa energia escura mais poderosa do que a força da gravidade, cuja tendência é travar a expansão iniciada com o Big Bang, ou um erro na teoria da gravitação de Einstein.
O método de observação agora divulgado pela Nature, desenvolvido por uma equipa de 51 cientistas de 24 instituições, permite medir as posições e velocidades de galáxias distantes e «oferece uma nova abordagem para esclarecer este mistério», afirmou o coordenador do estudo, Luigi Guzzo, do Observatório Astronómico de Bera, em Merate (Itália).
«A partir das velocidades de uma grande quantidade de galáxias, observadas a sete mil milhões de anos no passado, reconstituímos a estrutura em três dimensões de um volume importante do Universo longínquo e observámos a distribuição das galáxias num espaço de 3D», explicou um dos autores do estudo, Olivier Le Fèvre, responsável pelo espectrógrafo VIMOS no Very Large Telescope (VLT) europeu do Monte Paranal, no Chile, que permitiu a observação.
Segundo este astrofísico francês, a observação do espectro de vários milhares de galáxias revelou distorções cuja dimensão, «em épocas diferentes da história do Universo, permite testar a natureza» da energia escura.
«Com este novo método, os cientistas chegaram à conclusão de que a energia escura constitui 70 por cento do Universo, um número coincidente com o de estudos anteriores», refere um comunicado do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) de França.
Mas, sobretudo, «também mostrámos que ao alargar as nossas medidas a volumes cerca de dez vezes mais consequentes» do que os estudados até agora, «esta técnica deverá poder dizer-nos se a aceleração cósmica provem de uma energia escura de origem exótica, ou requer uma alteração das leis da gravitação», sublinhou Luigi Guzzo.

Diário Digital / Lusa
31-01-2008 12:39:46

"...ler nos olhos do morto "

Método permite ler nos olhos do morto a data do nascimento

Investigadores na Dinamarca desenvolveram um método que permite apurar, através da análise da lente do olho, a data de nascimento de uma pessoa, revela um estudo hoje publicado pela revista científica PLoS ONE.
A descoberta - da autoria de investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca - poderá ajudar os cientistas forenses a determinar a data de nascimento de um corpo não identificado e ter outros desenvolvimentos no campo das Ciências da Saúde.

A lente do olho é constituída por proteínas transparentes, chamadas cristalinos, ligadas de forma tão estreita e particular que se comportam como cristais, através dos quais passa a luz, permitindo a visão.

Acontece que estas proteínas se formam entre a concepção e a idade de 1-2 anos, e não sofrem alterações fundamentais durante o resto da vida, e foi isso que levou os cientistas a desenvolver o novo método.

O Carbono-14 é um isótopo radioactivo que ocorre naturalmente na natureza, onde se degrada em nitrogénio muito lentamente e de modo inofensivo para os seres humanos, plantas ou animais.

Acresce que o carbono é um dos principais elementos orgânicos e entra e sai constantemente da cadeia alimentar, tal como acontece com a ínfima quantidade de C-14 existente na atmosfera.

Enquanto um organismo faz parte da cadeia alimentar, a quantidade de C-14 nas suas células mantém-se constante e a nível idêntico ao do conteúdo de C-14 na atmosfera, explicam os investigadores citados no site europeu de actualidade científica AlphaGalileo.

Porém, quando o organismo morre, a quantidade de C-14 vai baixando lentamente durante milhares de anos, enquanto se transforma em nitrogénio, e esta é a base do chamado método Carbono 14, conhecido como datação por radiocarbono, que os cientistas usam para datar achados biológicos ou arqueológicos de até há 60.000 anos.

A quantidade de C-14 na atmosfera duplicou desde o final da Segunda Guerra Mundial, devido às explosões nucleares realizadas pelas grandes potências, mas desde os anos 60 tem vindo a diminuir lentamente para níveis naturais.

Esta curva repentina deixou uma impressão na cadeia alimentar e consequentemente também nos cristalinos dos olhos, que absorveram o conteúdo acrescido de carbono através dos alimentos.

Como os cristalinos não sofrem alterações durante a vida, eles reflectem o conteúdo de C-14 presente na atmosfera no momento em que se formam.

Com base nisso, um grande acelerador nuclear da Universidade de Aahrus permite agora determinar a quantidade de C-14 numa amostra tão ínfima como um miligrama de tecido lenticular, e dessa forma calcular o ano de nascimento.

Este método foi desenvolvido pelo professor associado Niels Lynnerup, do Departamento de Ciências Forenses, juntamente como Departamento de Patologia do Olho e o Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Arhrus, na Dinamarca.

Segundo Niels Lynnerup, está técnica pode ter várias outras aplicações.

«Como foi assinalado por outros investigadores, pensamos que a datação por carbono de proteínas e outras moléculas do corpo humano pode ser também usada para estudar quando certas espécies de tecido são geradas ou regeneradas», afirmou.

«Isto pode, por exemplo, ser aplicado a tecido canceroso e a células cancerosas. Calculando a quantidade de C-14 nesses tecidos poderá porventura saber-se quando se formaram os tecidos cancerosos, e isso pode ajudar a compreender melhor o cancro», concluiu.

Diário Digital / Lusa

31-01-2008 14:29:52

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

alien radio signels

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Globos de ouro











«Expiação» vence Globo de Ouro para Melhor Filme

O filme britânico «Expiação», de Joe Wright, venceu na noite de domingo o Globo de Ouro para Melhor Filme Dramático. Daniel Day-Lewis recebeu o galardão para Melhor Actor Dramático, pela sua interpretação em «Haverá Sangue», e Julie Christie foi eleita a Melhor Actriz Dramática, por «Longe Dela».
A tradicional cerimónia de gala foi substituída por uma vulgar conferência de imprensa, devido à greve dos argumentistas, nos EUA. As estrelas de Hollywood foram substituídas pelos jornalistas, que anunciaram a lista de vencedores da 65ª edição dos Globos de Ouro.

O cineasta Julian Schnabel venceu o prémio para Melhor Realizador pelo seu trabalho em «O Escafandro e a Borboleta», que foi eleito o Melhor Filme em Língua Estrangeira. «Sweeney Todd», de Tim Burton, foi o grande vencedor no género musical, dando também o prémio de Melhor Actor ao protagonista, Johnny Depp.

Na categoria de Melhor Actriz de Musical ou Comédia, Marion Cotillard foi a distinguida, após ter interpretado Edith Piaf em «La Vie en Rose». Cate Blanchett recebeu o globo de Ouro para Melhor Actriz Secundária, em «I´m Not There», e Javier Bardem para Melhor Actor Secundário, em «Este País Não é Para Velhos».

O filme, escrito pelos irmãos Coen, venceu também o prémio para Melhor Argumento Original. «Ratatui» foi considerado o Melhor Filme de Animação e «Expiação» obteve o Globo de Ouro para Melhor Banda Sonora. «Guaranteed», com letra e música de Eddie Vedder, dos Pearl Jam, venceu na categoria de Melhor Canção.

No sector da televisão, o destaque foi para «Mad Men», na categoria de Melhor Série Dramática, Glenn Close, que venceu o prémio de Melhor Actriz, por «Damages», e Jon Hamm, Melhor Actor em «Mad Men».

Lista de vencedores:

Melhor Filme - «Expiação»
Melhor Realizador – Julian Schnabel, por «O Escafandro e a Borboleta»
Melhor Actriz Dramática – Julie Christie, por «Longe Dela»
Melhor Actor Dramático – Daniel Day-Lewis, por «Haverá Sangue
Melhor Comédia ou Musical - «Sweeney Todd»
Melhor Actriz de Musical ou Comédia – Marion Cotillard, por «La Vie en Rose»
Melhor Actor de Musical ou Comédia – Johnny Depp, por «Sweeney Todd»
Melhor Actriz Secundária – Cate Blanchett, por «I´m Not There»
Melhor Actor Secundário – Javier Bardem, por «Este País Não é Para Velhos
Melhor Filme de Animação - «Ratatui»
Melhor Filme em Língua Estrangeira - «O Escafandro e a Borboleta»
Melhor Argumento Original - «Este País Não é Para Velhos»
Melhor Banda Sonora - «Expiação»
Melhor Série Dramática de Televisão - «Mad Men»
Melhor Actriz em Série Dramática de Televisão - «Glenn Close, por «Damages»
Melhor Actor em Série Dramática de Televisão – Jon Hamm, por «Mad Men»
Melhor Série de Comédia ou Musical para Televisão - «Extras»

14-01-2008 7:59:16

Origem genética do vício

Droga: Cientistas chineses descobrem origem genética do vício

14 de Janeiro de 2008

08:44

Pequim, 14 Jan (Lusa) - Cientistas chineses anunciaram a descoberta de 396 genes relacionados com a dependência de drogas como a cocaína, ópio, nicotina e álcool, o que pode abrir caminho para tratar o abuso dessas substâncias, informa hoje a imprensa estatal chinesa.
A equipa de cientistas da Universidade de Pequim descobriu também a informação genética relacionada com a dependência e identificou cinco trilhas biológicas comuns ao vício nas quatro substâncias, refere o jornal oficial chinês China Daily.
"A investigação permite fazer um retrato mais completo sobre o vício da droga. Os factores genéticos contribuem em 60 por cento para a vulnerabilidade dos seres humanos ao vício", disse Wei Liping, director do Centro de Bioinformática da Faculdade de Ciências de Vida da Universidade de Pequim, citado pelo jornal.
"A descoberta abre um caminho potencial para o tratamento do abuso dessas substâncias", acrescentou Wei, que disse ainda que a identificação de trilhas biológicas comuns permite acreditar no aumento da eficácia dos tratamentos de recuperação de toxicodependentes.
As conclusões do estudo, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China, baseiam-se, segundo o China Daily, em 2.343 elementos que provam a relação entre os genes e a dependência.
De acordo com dados relativos a 2006, a China tem 785 mil toxicodependentes, dos quais 89 por cento são viciados em heroína, 69 por cento tem menos de 35 anos, 52 por cento são desempregados e 20 por cento vive em regiões rurais.
O governo chinês obriga os toxicodependentes a registar-se como tal como condição indispensável para o acesso a tratamentos de reabilitação.

RBV
Lusa/Fim

domingo, 13 de janeiro de 2008

Manoel de Oliveira e Colombo

Actualidade

Manoel de Oliveira
Colombo polémico dá novo recorde

O mais prestigiado cineasta português enfileira assim na equipa de artistas e investigadores que, desafiando as teses historicamente predominantes, sustentam a possibilidade de o descobridor da América ter nascido em Portugal.

“Há várias teses e esta, que diz ser Cristóvão Colombo de origem portuguesa, decorre de uma investigação credível”, afirma ao CM Ricardo Trêpa, intérprete da figura de Manuel Luciano da Silva, o médico, historiador e arqueólogo luso-americano que publicou, juntamente com a mulher, Sílvia Jorge da Silva, o livro em que o filme se inspira – Cristóvão Cólon (Colombo) Era Português’. A narrativa da película recria o trabalho do casal de portugueses na investigação que procedeu para chegar à conclusão expressa no título do livro editado em 2006. O realizador afirma mesmo, em entrevista distribuída pelo co-produtor Filmes do Tejo, que se trata de “um filme biográfico”.

Neto de Manoel de Oliveira, Ricardo Trêpa deslocou-se aos Estados Unidos para participar nas filmagens realizadas em Manhattan e Brooklin para recriar os anos de juventude do emigrante Manuel Luciano da Silva. “Embora tenha já feito géneros diferentes, foi a primeira vez que interpretei uma personagem deste género”, afirma.

Até agora, véspera da estreia, o herói do filme aparenta ser o próprio realizador, que em Dezembro passado completou 99 anos. “Os americanos revelaram curiosidade por ver Manoel Oliveira, um nome conhecido nos meios cinematográficos”, revelou ao CM o produtor François d’Artemare, da co-produtora Les Filmes de l’Après-Midi. “Uma madrugada às 5 horas, em Manhattan, estava tudo descorçoado por não se conseguir fazer arrancar um táxi dos anos 50 que participava numa cena”, conta. “Então, Manoel de Oliveira sentou-se ao volante e, perante a admiração geral, fez o carro iniciar a marcha!”

Além de já ter sido exibido em antestreia, no sábado passado, em Cuba (Alentejo), localidade onde alguns acreditam ter nascido Cristóvão Colombo, o filme já foi visto em Washington, no American Film Institut. “Vai tornar-se na obra-prima de mestre Manoel de Oliveira”, afirma ao CM Manuel Luciano da Silva, que o viu, na companhia da mulher.

INVESTIGAÇÃO COMEÇOU NA LUA-DE-MEL

Emigrante há 62 anos nos Estados Unidos, Manuel Luciano da Silva, que aí exerce Medicina, ficou admirado em Julho de 2006 por receber na sua casa, em Bristol, um telefonema de Manoel de Oliveira, exprimindo interesse em adaptar ao cinema a obra que 62 dias antes havia sido lançada em Lisboa – ‘Cristóvão Colon (Colombo) Era Português’. Ele e a mulher, Sílvia, passaram depois “três meses em contacto directo com o mestre, por meio de internet, telefone e fax na preparação do guião do filme”, conta. O seu interesse pelos Descobrimentos Portugueses foi suscitado pelo facto de o seu pai ter sido capitão da Marinha mercante americana, o que o colocou em contacto com os temas do mar.

“Desde a nossa lua-de-mel, em 1960, que a minha mulher e eu temos feito equipa de investigação histórica”, revela ao CM. O casal tem seguido um método muito original: “Não nos deixamos influenciar por aquilo que já foi dito ou escrito”, pelos temas que investigam. Assim, sobre Cristóvão Colombo tomaram a atitude “de começar tudo de novo”, o que os conduziu à tese que deu o título à sua obra. Manuel Luciano da Silva assevera ainda: “Uso os mesmos métodos científicos de diagnóstico que sempre usei todos os dias na prática da Medicina.” E é por isso “que a nossa investigação histórica tem produzido resultados diferentes dos outros historiadores”, conclui.

FILME "RELEVANTE E OPORTUNO" SOBRE UM TEMAS SEM CERTEZAS

A tese de que Cristóvão Colombo era português é também ‘defendida’ pelo jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos, no seu livro ‘Codex 632’, lançado em 2005 (Ed. Gradiva). Uma obra de ficção alicerçada em documentos históricos genuínos e, fundamentalmente, no trabalho do historiador Augusto Mascarenhas Barreto, ‘Cristóvão Colombo – Agente Secreto de El Rei D. João II’.

Daí que José Rodrigues dos Santos considere a temática do novo filme de Manoel de Oliveira “relevante e oportuna”, salientando, porém, que “é uma questão sobre a qual não há certezas ou respostas seguras”. Rodrigues dos Santos confessa-se “curioso” quanto ao filme, que tenciona ver, e revela que até o escritor italiano Umberco Eco defende a tese de que Colombo era português.

Os direitos cinematográficos de ‘Codex 632’ foram entretanto adquiridos por uma firma de Hollywood ligada aos maiores estúdios de cinema da Meca do cinema, pelo que é de admitir um filme sobre Colombo. Caso tal se verifique, será a segunda vez que um autor português tem uma obra adaptada ao cinema por Hollywood, depois do ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ de Saramago, actualmente em fase de produção e sob direcção de Fernando Meirelles.

A edição portuguesa do ‘Codex 632’ já vendeu 155 mil exemplares, a espanhola 34 mil e a italiana, lançada no ano passado, 18 mil. No próximo dia 1 de Abril, o livro será editado também no mercado dos EUA, com chancela da William Murrow, selo do grupo Harper Collins, um dos mais fortes do país.

IMPORTÂNCIA DA GESTA MARÍTIMA

Manoel de Oliveira atribui mais importância ao facto de Cristóvão Colombo ter descoberto a América do que à possibilidade de ser nosso compatriota. “Se Colombo é português ou chinês pouco interessa, o que conta é o feito”, afirma o realizador. No entanto, na ‘Nota de intenções’ da sua autoria, divulgada pela produção do filme, declara que ‘Cristóvão Colombo – O Enigma’ é “uma ficção de teor romanesco, evocativa da grande gesta dos Descobrimentos marítimos, onde se apresenta a novidade de que Cristóvão Colombo era, afinal, de origem portuguesa.” No filme, o realizador interpreta também a figura de Manuel Luciano da Silva numa fase madura.

Correio da Manhã

Aeroporto e emprego

Investimento: Estudo do LNEC traça cenário até 2050
Aeroporto cria 65 mil empregos

António Cotrim, Lusa

Estudo do LNEC defende que nova cidade aeroportuária poderá criar na economia portuguesa entre 29 mil e 65 500 postos de trabalho
A construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, na margem Sul do Tejo, poderá fomentar a criação de 65 500 empregos, até 2050 – altura em que a nova cidade aeroportuária já estará a funcionar em pleno.

O estudo comparativo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) entre Alcochete e a Ota, que serviu de base de apoio à opção política do Governo pelo Campo de Tiro de Alcochete, considera que a construção do aeroporto na margem Sul do Tejo terá um forte impacto na criação de emprego ao nível local mas também no conjunto da economia portuguesa. A concretizarem-se as previsões de tráfego consideradas no estudo, os ganhos de emprego global adicional na economia portuguesa e na grande região de polarização de Lisboa poderão oscilar entre um mínimo de 29 300 e um máximo de 65 500 postos de trabalho.

O documento precisa mesmo que, em 2030, poderão estar criados entre 29 300 e 37 900 empregos, números que sobem para um intervalo entre 50 100 e 65 500 postos de trabalho em 2050. Para os autores do estudo do LNEC, estes resultados “são bastante expressivos e confirmam plenamente a ênfase colocada na importância decisiva do modelo de aeroporto a desenvolver como factor crítico de sucesso para o projecto do novo aeroporto de Lisboa”.

Ao constatar esta realidade, o estudo frisa que “os impactos económicos e sociais resultantes da construção e funcionamento de um aeroporto são bastante diversificados e produzem-se através de mecanismos de transmissão que envolvem efeitos diferenciados”.

A presidente da Câmara do Montijo, concelho ao qual pertence a freguesia do Canha, onde o aeroporto será construído, reconhece que este é um projecto que terá “um impacto favorável no emprego na região”. Como o distrito de Setúbal “tem uma taxa de desemprego com algum significado”, Maria Amélia Antunes considera que “esta pode ser uma oportunidade para a regeneração do emprego na região”. O aeroporto será construído entre 2010 e 2017.

OTA TINHA RESTRIÇÕES

De acordo com o Instituto de Meteorologia, a construção do novo aeroporto na Ota teria “restrições” para as operações aeronáuticas devido “à ocorrência de fenómenos de instabilidade e turbulência atmosférica” identificados para a região.

Apesar das conclusões do estudo realizado pelos especialistas do Instituto de Meteorologia apontarem que em relação aos restantes fenómenos relevantes “não se evidenciam diferenças significativas entre aqueles locais”, as condições climáticas da região de Alcochete parecem ser mais favoráveis ao tráfego aéreo.

O Instituto recomenda agora que seja feito um estudo mais aprofundado em Alcochete para se conhecer mais detalhadamente as características atmosféricas.

PROTESTOS

PS/OESTE

A Federação Regional do Oeste do PS põe em causa as conclusões do estudo do LNEC, que serviu de base à escolha da localização. Defendem mais objectividade na análise comparativa entre Ota e Alcochete.

LEIRIA

A distrital do PSD em Leiria contesta a localização, considerando-a um sinal da “incoerência do Executivo”. A distrital questiona por que razão Alcochete só foi considerado “depois da divulgação de um relatório de interesses privados apresentado pela CIP”.

SOCIEDADE DAS AVES

A Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves considera “extremamente preocupante” do ponto de vista ambiental, da conservação da natureza e da biodiversidade a escolha de Alcochete.

António Sérgio Azenha

Nova ponte

Obras Públicas: Francisco Louçã defende concurso público para concessão de terceira ponte sobre o Tejo
12 de Janeiro de 2008, 19:39

Lisboa, 12 Jan (Lusa) - O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã defendeu hoje que deve ser realizado um concurso público para a concessão da construção da terceira ponte sobre o Tejo e que o Governo deve resgatar contrato de concessão da Lusoponte.

"Estamos preocupados porque no dia seguinte à decisão do novo aeroporto começou logo um fumo de negócios extraordinário e o mais importante é este de entregar à Lusoponte o monopólio absoluto de todas as travessias do Tejo", adiantou aos jornalistas o líder bloquista.

Segundo Francisco Louçã, a Lusoponte, que é presidida pelo antigo ministro Ferreira do Amaral, não pode ter este monopólio e "é preciso resgatar este contrato e não renegociá-lo para dar mais vantagens à Lusoponte, que é o que o Governo quer fazer".

O líder do BE adiantou que "a Lusoponte só tem esse direito porque lhe foi concedido, por Ferreira do Amaral, quando era ministro, essa possibilidade que é absolutamente ilegal e inaceitável".

Para Louçã, que hoje participou na Faculdade de Letras de Lisboa numa conferência sobre a Alta Tensão, esta "é mais do que uma jogada política".

"Em Portugal tem acontecido muitas vezes um padrão de comportamento que é este em que o PSD pede a presidência da Caixa Geral de Depósitos e o PS entregou-lhe, o ministro quer a presidência da Lusoponte e ele próprio ocupa. Estamos fartos de `jobs for the boys´", sublinhou Francisco Louçã.

"É assim que a Lusoponte se tem tornado um centro de poder e um sorvedor de dinheiro. O relatório do tribunal de contas que fez o balanço deste acordo dizia 250 milhões de euros a mais, 11 anos do prazo de concessão a mais e poder a mais", concluiu o líder o BE.

JYR.

Lusa/Fim

Pissarro e Rita Gamboa


Pissarro e Rita Gamboa
Galeria Diferença
R. S. Filipe Neri, 42, cave 19.Jan. a 01 Mar. 2008
Horário: terça a sábado 15h00 às 20h00

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Julian Schnabel









There is a noble tradition of Bad painting with a capital "B." It is a modern spin on mannerism: Instead of merely accenting their work with distortions of perspective, color, composition, and so forth, some artists attempt to will themselves into a state of ineptitude. A noble tradition, and Julian Schnabel does not belong to it.

There are basically two branches of Bad: the anal and the incontinent. Artists of the first variety ape the hackneyed horrors of Sunday painters and thrift-store finds, and are essentially conceptual in their iconoclastic intent; Francis Picabia and John Currin are Bad painters of this stripe. Those of the second are more ambitious, expressive, and risky. (Sloppy-joe messiness is more ambitious because, beyond kindergarten, excesses with paint tend only to occur in a fine-art context. Mind-boggling meticulousness, by contrast, is a defining characteristic of Outsider art.)


www.artcritical.com/DavidCohen/SUN23.htm

http://www.imdb.com/name/nm0773603/


Agricultura

Madeira: Governo regional contra agricultura geneticamente modificada

10 de Janeiro de 2008, 18:39

Funchal, 10 Jan (LUSA) - O Conselho de Governo da Região Autónoma da Madeira aprovou hoje uma proposta de decreto legislativo regional que declara a Região zona livre de cultivo de variedades de organismos geneticamente modificadas (OGM).

De acordo com uma nota de imprensa saída da habitual reunião de quinta-feira, a proposta legislativa, a ser enviada à Assembleia Regional, "decorre das especificidades do território, da agricultura e da biodiversidade da Região que, numa lógica preventiva, aconselham à presente iniciativa, que defende a agricultura madeirense e reforça também a atractividade ambiental da Região".

O Governo regional considera que a Madeira "constitui uma zona muito específica no contexto nacional e europeu em termos de actividade agrícola e da paisagem, cuja extrema riqueza genética vegetal aconselha à não introdução de material com OGM".

Desta forma, o executivo pretende estimular os agricultores "a continuarem a prática da agricultura convencional e da agricultura biológica (em crescente expansão), assegurando-se a protecção do riquíssimo património genético".

Na mesma reunião, o Conselho de Governo resolveu adjudicar a obra de redimensionamento da Escola Básica do 1º Ciclo da Lombada, São Martinho, cujo custo ascende a cerca de 1,3 milhões de euros.

LAR.

Lusa/fim

Aeroporto

NOVO AEROPORTO

Autarcas de Alcochete e OTA muito satisfeitos

Tanto o presidente da Câmara de Alcochete, a localização escolhida pelo Governo para o novo aeroporto, como o presidente da Junta de Freguesia da OTA, a zona excluída, ficaram muito satisfeitos com a opção do Executivo por aquela primeira região.

( 17:31 / 10 de Janeiro 08 )

O presidente da Câmara de Alcochete fica muito satisfeito com a decisão do Governo em situar o novo aeroporto nesta localização.

«Estamos perante uma oportunidade única de desenvolvimento económico sustentável que visa criar cada vez melhores condições de vida para esta mesma população», considera Luís Franco, adiantando ainda que esta é uma «decisão justa para o país».

O presidente da Junta de Freguesia da OTA, local que foi preterido pelo Governo, fica também satisfeito com a opção Alcochete.

Rui Branco explica à TSF que nunca defendeu a construção do aeroporto na localidade que dirige porque não é esse o modelo de desenvolvimento que defende para a região.

«Do ponto de vista estritamente pessoal vejo com muita satisfação, porque resido na OTA há 36 anos, praticamente desde que nasci, é a minha terra, acredito num desenvolvimento sustentado e de qualidade para a minha freguesia, não acreditava neste tipo» de aposta, salienta.

Rui Branco considera ainda que a OTA não estava preparada para um aeroporto desta envergadura.

«Tínhamos duas fases distintas, a da construção, em que estavam previstas milhares de máquinas a trabalhar ao mesmo tempo, para além de trabalhadores. Na nossa região não temos infra-estruturas de saúde ou escolares, não temos condições para suportar este tipo de crescimento demasiado rápido», considera.

«Na fase de exploração teria o problema dos tais 79 movimentos por hora que iram prejudicar a nossa qualidade de vida», acrescenta.

O presidente da Junta de Freguesia da OTA promete ainda ajudar todos os que nos últimos dez anos ficaram impedidos de construir na localidade por causa da reserva de terrenos.

Rui Branco disse que vai agora disponibilizar as instalações da autarquia para receber as pessoas que nos últimos 10 anos se viram impedidas de construir devido à reserva de terrenos destinada à Ota.

Na zona da Ota existem 1700 hectares de terreno que desde 1999 se encontram sujeitos a medidas preventivas impostas pelos sucessivos governos, e que impediram os proprietários de construir ou efectuar quaisquer movimentações de terras.

TSF

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Lascaux


França

Pinturas ruprestes de Lascaux em risco

O Governo francês colocou em curso um plano de emergência para salvar as pinturas rupestres de Lascaux - uma das mais famosas grutas de arte pré-histórica do mundo - depois de um ataque de fungos

O Governo francês decidiu encerrar a gruta por três meses, enquanto uma equipa de especialistas ataca os bichos com fungicidas. Os fungos têm pintado as paredes de cinzento e preto, na terceira infestação em sete anos.

O sistema de ar condicionado foi substituído, sendo que alguns cientistas consideram que a má introdução dos equipamentos e o aumento da temperatura no interior da caverna como os principais factores para o aparecimento dos fungos.

O governo tem reunido especialista a fim de discutir a melhor maneira de preservar Lascaux, tendo até enviado uma petição para a UNESCO.

Muitos cientistas temem que o ataque dos bichos tenha sido propulsionado pelas alterações do microclima da caverna.

Lascaux já se encontrava encerrada ao público desde 1963, a fim de preservar os desenhos pré-históricos.

A importância histórica destas cavernas é incomensurável.

SOL com agências

domingo, 6 de janeiro de 2008

Luiz Pacheco


Óbito

Morreu o escritor Luiz Pacheco

Bruno Colaço

O escritor e crítico literário Luiz Pacheco, de 82 anos, morreu sábado à noite no Montijo, onde vivia. De acordo com uma fonte médica, o escritor deu entrada já sem vida no Hospital do Montijo, que registou o óbito às 22h17.

Nascido em Lisboa a 7 de Maio de 1925, Luiz José Gomes Machado Guerreiro Pacheco publicou dezenas de artigos em jornais e revistas e dedicou-se também à crítica literária e cultural. Neste domínio, ganhou fama como crítico irreverente, que denunciava a desonestidade intelectual e a censura imposta pelo regime do Estado Novo.

Protagonista de uma vida atribulada, por vezes sem meios de subsistência para sustentar a família (foi pai de oito filhos), o escritor chegou a viver situações de miséria que ia ultrapassando à custa de esmolas e donativos, hospedando-se em quartos alugados e albergues.

Entre as inúmeras obras que escreveu, merecem destaque o conto "Comunidade" (1964), que muitos consideram ser a sua obra-prima, "Carta-Sincera a José Gomes Ferreira" (1958), "O Teodolito" (1962), "Crítica de Circunstância" (1966), "Textos Locais" (1967), "Exercícios de Estilo" (1971), "Literatura Comestível" (1972) e "Pacheco versus Cesariny (1974).

Em Abril do ano passado, Luiz Pacheco deu uma entrevista à jornalista Miriam Assor, que foi publicada na revista 'Correio Domingo' com o título "Sócrates? Quem é? Não o conheço".

sábado, 5 de janeiro de 2008

Formação de planetas

Pela primeira vez, formação de planeta pôde ser observada

Qui, 03 Jan, 04h34

PARIS (AFP) - A formação de um planeta no interior do disco de poeira e de gás que envolve uma jovem estrela pôde, pela primeira vez, ser observada nos arredores da TW Hydrae, uma estrela jovem que tem idade entre 8 e 10 milhões de anos, afirmou um estudo publicado na edição desta quinta-feira na revista Nature.

Uma equipe de astrônomos do instituto Max-Planck de Astronomia em Heidelberg, na Alemanha, detectou a existência de um planeta com massa cerca de 10 vezes superior à de Júpiter (o maior planeta do sistema solar). Este exoplaneta, ou seja, que orbita uma estrela que não é o Sol, precisa de 3,56 dias para contornar sua estrela, distante dele 0,04 unidades astronômicas (UA), ou seja, 25 vezes menos que a distância da Terra até o Sol. Para efeito de comparação, a Terra precisa de 365 dias e 6 horas para contornar sua estrela, o Sol. Para chegar a estes números, os astrônomos recorreram a um método de cálculo baseado nas emissões de luz feita pela TW Hydrae.

"Isto prova que os planetas podem se formar em dez milhões de anos, antes de o disco ser dissipado pelos ventos solares e pela radiação", que chega cerca de 10 milhões de anos depois do nascimento de uma estrela, afirmam os astrônomos de Heidelberg.

Hoje em dia, é admitido que os planetas se formem em discos de poeira que circundam as jovens estrelas. Mas o processo que conduz a sua formação ainda continua cheio de mistérios.

Até o momento, nenhum planeta tinha sido detectado ao redor de uma estrela com idade inferior aos 100 milhões de anos. O sistema solar, por exemplo, tem 4,57 bilhões de anos.

"O crescimento de grãos de poeira da ordem do micrômetro (a milionésima parte do milímetro) para formar os embriões de planetas a partir de coalizões é, provavelmente, o mecanismo que leva à formação dos núcleos planetários", segundo Johny Setiawan e seus colegas.

Ao crescerem, estes núcleos acabam possuindo mais massa e passam a reter uma parte do gás suspenso no entorno da estrela, explicam os cientistas. Contudo, a equipe de Setiawan salienta não ter sido excluída a hipótese de que os planetas gigantes sejam formados diretamente pelas instabilidades gravitacionais no disco de poeira das estrelas.

No total, cerca de 270 planetas são conhecidos atualmente, a descoberta do primeiro exoplaneta foi em 1995.

Ameaças e internet

Uma ameaça de morte pela internet acabou sendo concretizada em Fortaleza.

Revoltado com o fim de um namoro de dois anos com a estudante Isabel Cristina Alves de Melo,
de 21 anos, José Everardo Costa de Oliveira, também de 21 anos, enviou pelo site de relacionamentos
Orkut várias mensagens no final de 2007 e início de 2008 dizendo que ia matar Isabel.

Usando o apelido de Venon, um vilão das histórias de quadrinhos do Homem-Aranha,
dizia que se Isabel não voltasse para ele, teria um fim trágico. Acabou cumprindo a
ameaça na madrugada de quarta-feira. Isabel voltava para casa depois de uma festa e Everardo, que esperava na porta da casa dela, na periferia de Fortaleza, desferiu duas facadas. Isabel teve morte imediata.

Everardo fugiu para a casa de uma irmã em Russas, a 220 quilômetros de Fortaleza,
onde foi capturado ontem. Em depoimento hoje ele confessou o crime. Disse que estava
arrependido e que só "matei a Isabel porque ela me provocava". Everardo está preso e
vai responder por homicídio qualificado, podendo pegar de 12 a 30 anos de cadeia. Os
pais de Isabel não queriam o relacionamento, mas ela manteve o namoro de dois anos às escondidas.

Os encontros eram marcados pelo Orkut. Os dois, na maioria das vezes, se relacionavam pela Internet em lan houses.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

http://static.publico.clix.pt/docs/cultura/fotosreuters2007/index.html

Miguel D´Alte



Morreu pintor Miguel D`Alte

Porto, 27 Dez (Lusa) - O corpo do pintor Miguel D`Alte, que faleceu na véspera de Natal, será cremado sexta-feira no Cemitério do Prado do Repouso, no Porto, sendo posteriormente as suas cinzas lançadas no rio Minho, revelou hoje a Cooperativa Árvore.

Miguel D`Alte, 53 anos, morreu a 24 de Dezembro, atropelado por um comboio quando atravessava a Linha do Norte junto ao apeadeiro de Francelos, em Gaia.

O acidente ocorreu ao final da tarde e provocou a morte imediata do pintor.

Miguel D`Alte nasceu em Braga em 1954 e fez o Curso Geral de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto.

O pintor, apoiado pela Cooperativa Árvore entre 1992 e 2000, participou pela primeira vez numa exposição colectiva em 1975.

FR.


© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-12-27 19:00:02

Fernando José Francisco



Cruzeiro Seixas elogia talento de Fernando José Francisco

O poeta e pintor surrealista Artur do Cruzeiro Seixas lamentou a morte do amigo também pintor Fernando José Francisco, elogiando-lhe o talento e a história de vida «excepcional».

«É uma dor imensa que sinto, perante uma geração que está a desaparecer», disse à Lusa Cruzeiro Seixas, de 87 anos, que conheceu Fernando José Francisco - falecido hoje, aos 85 anos, de doença respiratória prolongada - na Escola António Arroio, em Lisboa.

«Ele era o melhor de nós todos, era a maior esperança« das artes plásticas em Portugal, acrescentou o pintor, um dos fundadores do grupo dissidente »Os Surrealistas«, em cujas duas primeiras exposições Fernando José Francisco participou, em 1949 e 1950, antes de abandonar a pintura pelo amor de uma mulher, com quem viveria até ao fim.

Uma »história excepcional« - observou Cruzeiro Seixas - »que poderia ser cantada por um Camões«.

«Por o amor ser tão grande ou por ser fraco, ele decidiu deixar de pintar, o que é admirável, muito bonito - e é único», sublinhou.

Da obra de Fernando José Francisco «cuja celebridade se limitou à adolescência», Cruzeiro Seixas guardou três trabalhos - incluindo «um óleo muito bonito» - que estão hoje depositados na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, que alberga o Centro de Estudos do Surrealismo.

Após uma ausência de mais de 40 anos dos circuitos artísticos, Fernando José Francisco apresentou trabalhos seus pela última vez em Novembro de 2006, na Perve Galeria, em Lisboa, numa exposição colectiva com Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, outro membro fundador de «Os Surrealistas», que faleceria no mesmo mês.

«O Mário teve a ideia de reunir os amigos que preferia, penso eu... Foi a despedida - e foi, é claro, uma coisa muito difícil de suportar, porque estavam ambos já muito doentes, não pareciam as mesmas pessoas«, comentou o pintor.

Diário Digital / Lusa

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Medicamento português

Medicamento português à venda nos EUA

Antiepilético da Bial só será comercializado em finais de 2009

Pela primeira vez, um medicamento português vai ser vendido nos EUA no Canadá. Só com a assinatura do contrato de licenciamento, a empresa farmacêutica, Bial, traz para Portugal 50 milhões de euros.

Mariana Corrêa
Jornalista

Bial vende medicamento aos EUA

Antiepiléptico começa a ser comercializado em 2009

Foram precisos 14 anos de investigação para que a Bial criasse um novo medicamento para a epilepsia. As vantagens do fármaco, na melhoria da qualidade de vida dos doentes, foram agora reconhecidas por uma empresa norte-americana, que quer comercializar o produto.

A licença de venda rendeu, num processo inicial, 50 milhões de euros, mas a receita sobre esta venda poderá atingir os 120 milhões.

O medicamento só comecará a ser comercializado em finais de 2009, assim que a autoridade norte-americana, que regula o sector, aceite o registo do produto.

Na investigação deste fármaco para a epilepsia, a Bial investiu, nos últimos dez anos, cerca de 250 milhões de euros.

Dinheiro que esperam vir a recuperar assim que se inicie a comercialização do fármaco.

A empresa conta estender, também em 2009, a venda do medicamento à Europa e ao Japão.

sic

Willy Sommerfeld

Cinema mudo: Morreu lendário pianista Willy Sommerfeld

O lendário pianista alemão do cinema mudo Willy Sommerfeld, artífice da música de filmes de Greta Garbo e Charlie Chaplin, faleceu no passado dia 19 de Dezembro, aos 103 anos, em Berlim, informou hoje a Filmoteca Alemã.

Sommerfeld manteve-se activo até aos 100 anos e em 2004 recebeu uma Câmara de Ouro, em homenagem da Berlinale (Festival de Cinema de Berlim).

O pianista, cuja figura a realizadora Ilona Ziok retratou no documentário «Der Stummfilmpianist» -«O pianista do cinema mudo»-, estreada em 2006, era o último entre os grandes desta especialidade, praticamente extinta com a chegada do sonoro.

Nascido a 11 de Maio de 1904 na agora polaca cidade de Gdansk (que era então a cidade alemã de Danzig), Sommerfeld teve como seu primeiro instrumento o violino, passou depois para o piano e, nos anos 20, em Berlim, começou a «dar música» em directo a filmes projectados nas salas de cinema.

Da capital alemã mudou-se para Braunschweig, onde trabalhou para uma editora musical e para a orquestra do seu teatro municipal, sem pôr de lado a sua actividade como pianista para o cinema.

Em 1933 caiu em desgraça e perdeu o emprego por negar-se a fazer a saudação nazi.

Posteriormente foi reabilitado e voltou à actividade como pianista, director musical e compositor para múltiplos estúdios e salas de cinema.

A chegada do sonoro não o fez abandonar a especialidade de que mais gostava. Nos anos 70, voltou a actuar em sessões especiais de cinema mudo.

Além da Câmara de Ouro da Berlinale, Sommerfeld foi distinguido com a Cruz do Mérito da República Federal Alemã em 2007.

Diário Digital / Lusa

02-01-2008 12:31:00

Fulgor


Arrendamento jovem

Projecto muito abaixo do esperado

Terminam hoje candidaturas ao arrendamento jovem

2008/01/03 09:08Editorial / PGM

Haverá nova oportunidade em Abril

Termina esta quinta-feira, às 18 horas, o prazo para as candidaturas ao novo regime de arrendamento jovem, o Porta 65.

Inicialmente, o prazo limite para a primeira fase de candidaturas estava fixado para 28 de Dezembro, mas foi alargado por duas vezes. Embora tenha sido anunciado que o novo prazo terminaria sexta-feira, o director de comunicação do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana disse à agência «Lusa» que, afinal, o limite é um dia antes, às 18 horas. O último adiamento deveu-se a uma avaria informática que impediu a recepção de candidaturas. Recorde-se que as mesmas são submetidas via Internet, o que, de resto, tem sido alvo de muitas críticas.

Mas o novo Porta 65 tem sido acusado também de ser muito restritivo, já que, para a atribuição de apoios, exige rendas com valores demasiado baixos para a oferta existente no mercado.

Por estas razões, a quantidade de candidaturas tem estado abaixo do esperado.

Para esta primeira fase, serão disponibilizados 12 milhões de euros em apoios. A segunda fase deste ano será lançada em Abril. Cada ano terá quatro fases de candidaturas.